Todo mundo está familiarizado com as listras em preto e branco. Elas são encontradas no supermercado, em lojas de roupas, nas contracapas de livros e agora, mais recentemente, até na tela do celular. Mais e mais empresas percebem as imensas vantagens que o sistema proporciona, ao mesmo tempo em que dezenas de novos usos são explorados de forma constante.

Se a sua empresa também está interessada em impulsionar os negócios com a adoção do sistema de código de barras você está no caminho certo. Para começar, é preciso definir a finalidade do sistema a ser adotado dentro da organização. Por exemplo, se o propósito dos códigos de barras é apenas controle interno, não há necessidade de comprar um código de barra exclusivo. Basta um acordo entre você e seu fornecedor. Por outro lado, se a necessidade for qualquer outra além dessa, é necessário que você providencie seu próprio código de barras.

O desafio é descobrir onde comprar códigos de barra para seus produtos de forma confiável.Há muitas empresas oferecendo o serviço de criação de códigos de barras na internet. No entanto, nem todas são confiáveis. Muitas se limitam a entregar códigos que não são exclusivos. Em outras palavras, códigos que não contêm dados referentes ao seu produto em especial, como cor, valor, tamanho ou qualquer outra informação que você considere relevante.

Para ter certeza de efetuar uma compra segura, você tem dois caminhos. Este artigo aponta as direções a seguir e oferece maiores esclarecimentos sobre o que você pode esperar dessas alternativas.

Comprar códigos de barras de uma empresa especializada

Assim como há empresas que trabalham com produtos sem exclusividade ou simplesmente falsos, há também empresas que se especializaram em gerar e distribuir códigos de barras legítimos. A grande vantagem de escolher essa modalidade é a certeza de que o atendimento será personalizado. Você conversará com a empresa sobre as necessidades de seu negócio e obterá uma consultoria detalhando os passos a seguir ou a melhor opção para o seu perfil.

Em caso de insegurança quanto a qual empresa escolher, aplique os critérios de seleção que funcionam para descobrir empresas sérias em quase qualquer segmento. Um deles é o da informação. Sites de empresas sérias têm em comum o objetivo de informar os clientes, por exemplo. Então, busque por artigos bem embasados e claros sobre o segmento, bem como aqueles artigos que trazem dicas para negócios.

Outro ponto a considerar é o layout. Uma empresa que investe em design demonstra claramente o objetivo de facilitar a vida dos usuários. No quesito design, você pode incluir aspectos como a clareza de gráficos e imagens, seções bem definidas para navegação fácil e informações completas de contato. Dê preferência a empresas que ofereçam dados como telefone de contato, e-mail e qualquer outro canal de comunicação para o cliente.

Um bom site de referência é Codigobarras.com.br. A equipe da empresa desenvolveu um trabalho de referência no setor, onde você pode encontrar soluções para suas maiores dúvidas e dicas que ajudam a definir seus próximos passos em direção à implantação de um bom sistema de códigos de barras. Esta é a opção ideal para quem não deseja perder tempo pesquisando informações técnicas para compreender como funciona cada etapa do processo de credenciamento de produtos.

Como comprar seus códigos de barras

A GS1 é uma organização sem fins lucrativos que dita as normas comerciais para o uso dos códigos de barra no mundo todo. Com escritórios centrais na Bélgica e nos Estados Unidos, tem atuação marcada no segmento de produtos de saúde no âmbito internacional. No Reino Unido, seus códigos não são usados apenas para equipamentos e suprimentos, mas também para funcionários e pacientes.

Sua rede é composta por mais de cem países, com o Brasil sendo membro. Por essa razão, há um site específico para acesso brasileiro, com conteúdo em português.

Os serviços são os mesmos oferecidos por empresas especializadas do segmento. Assim como as melhores corporações privadas, a GS1 Brasil oferece produtos confiáveis e exclusivos. O site também conta com sessões de esclarecimento, incluindo um FAQ de apoio ao cliente.

A navegação é bastante intuitiva, e há múltiplos canais de atendimento. Seguindo o lema da sede internacional, a GS1 Brasil segue a premissa de facilitar os negócios ao possibilitar que clientes, fornecedores e parceiros falem todos a mesma língua.

Infelizmente os códigos de barras deles são um pouco caros se você optar por comprar códigos da organização, e também será necessário efetuar um cadastro com seus dados, bem como tornar-se um associado. Após a solicitação de associação, você deverá acessar o Cadastro Nacional de Produtos para gerar os códigos de barra de seus produtos. Caberá a você não só a tarefa de criar todos os códigos de identificação de cada um de seus produtos, mas também gerar as etiquetas com os referidos códigos para impressão e uso.

Há, no entanto, alternativas mais baratas como http://codigobarras.com.br onde você pode comprar os seus códigos de barras a preços menores e todos originados da GS1.